quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FILÓSOFOS NÃO SÃO SÁBIOS! O AMOR AO AMOR DA SABEDORIA...



Eu, com tanta coisa escrita e perdida em meus HDs, e outras tantas na "vontade de escrever", perdidas em minha mente, em minha memória... decido postar neste blog, depois de um século sem fazê-lo, um tolo comentário meu a minha própria postagem no Facebook! Enfim...

Noutro dia, no Twitter, recebi várias indicações de vídeos de filosofia e de filósofos. Aqueles tipos de vídeos e programas televisivos para "popularizar" a filosofia. Eu gosto! rs Escolhi alguns para postar aqui (da série: FILOSOFIA - Um Guia para a Felicidade, com Alain de Botton), mas vou comentar somente um deles - na verdade, copiar/reproduzir o comentário que eu fiz quando (re)postei o vídeo no Facebook - apenas para "me divertir" um pouco... "distrair-me", como diria Blaise Pascal...

(*) NOTA: Apaguei do comentário as "risadinhas virtuais" (embora eu simpatize bastante com elas... com as risadinhas virtuais... uma vez, escrevi sobre... mas sabe Deus em que canto de meus HDs se encontram!), deixei, no entanto, a "piscadela de olho" gráfica, tem um certo ar nietzschiano...


Montaigne e a Autoestima




Para encurtar, pulei a Parte 2... caso queiram, assistam no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=AjH4CcuCVdU&feature=related



(*) Bem... bem... bem... o cara do filme fala como se os filósofos fossem de fato "sábios"! Os filósofos não são sábios (e muitos, nem felizes)! Que eu saiba, eles são os "amantes da sabedoria" - não é esse o sentido da palavra filósofo (já que filosofia significa "amor a sabedoria")? Os amantes "platônicos" da sabedoria... Por isso estão sempre tentando, tentando, tentando... E a tal sabedoria nem se dá conta! Eu, então, que amo a filosofia e seus filósofos, portanto, amo o amor à sabedoria, sou amante dos amantes da sabedoria... Céus! Céus! Céus! Na história da Filosofia, não encontramos filósofos que - "de fato" - "soubessem viver". Cada um, ao seu modo (e com diferentes intensidades), tem lá seus "desajustes" (subjetivos-sociais-etc.), afinal, não é nada tranquila uma vida de permanentes e sucessivos "espantos" (que é outra definição para o filosofar!)! Nada muito novo, filósofos são apenas um tipo de desajustado num mundo de total "desajustados" ["decaídos", na religiosa linguagem pascaliana], como é o mundo dos humanos... ;)


E ainda tem estes outros vídeos...
(convencem muito, não, mas nos "distraem"...)


Schopenhauer e o Amor









Nenhum comentário:

Postar um comentário